top of page

   O BIO NA RUA é um projeto criado em 2012 e desenvolvido pelos alunos de Ciências Biológicas da UNESP Bauru, tendo como proposta tornar o conhecimento científico biológico acessível à comunidade bauruense. Os conteúdos são divididos em áreas de conhecimento, para que possamos explorá-los mais profundamente.

   Trabalhamos com o ensino informal através da exposição de material biológico, cartazes, modelos anatômicos, maquetes didáticas, lâminas em microscópios, entre outros, utilizando a abordagem da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para relacionar o conhecimento científico com a realidade social.

Perguntas Frequentes

1. O que é o BIO NA RUA?
2. Qual é o público-alvo do projeto?

   O projeto se destina a qualquer pessoa, sejam crianças, adultos ou idosos, estamos sempre preparados para receber todo tipo de público. Temos a preocupação de apresentar os conteúdos de acordo com a faixa etária do visitante, para uma melhor compreensão.

4. Como faço para participar?

   Para participar você deve ser aluno da UNESP, e fazer a inscrição através do formulário presente no site¹. Você pode ser líder ou participante de uma bancada. Caso queira ser líder, você deve se inscrever para tal cargo, e então será marcada uma entrevista com a comissão.

   Para se inscrever, acesse: https://bionaruabauru.wixsite.com/2018/inscricao

3. Como funciona?

   Anualmente temos o evento principal durante a Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), em que nos organizamos em diferentes bancadas, em que cada uma trabalha um tema. Essas bancadas podem variar de ano para ano, em 2018 serão 14 bancadas, sendo elas: Agroecologia e Etnobotânica, Alimentação, Anatomia, Botânica, Ecologia, Educação Sexual, Entomologia, Febre Amarela, Fungos, Genética, Microbiologia e Imunologia, Paleontologia e Evolução, Relações de Consumo e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados. Quem compõe as bancadas são alunos voluntários de Biologia e outros cursos da UNESP.   

   Além do evento principal, temos as versões pocket, que são versões menores que apresentamos em escolas da região e outras iniciativas, como o “Ao Vivo e em Cores”.

5. O que acontece se a bancada que eu escolhi tiver atingido o número máximo de participantes?

   Durante a inscrição pedimos que escolha 3 bancadas, por ordem de prioridade. Caso a sua primeira opção de bancada esteja lotada, te remanejaremos para a segunda opção. O mesmo acontece caso a segunda opção estiver lotada.

   Se todas as suas opções estiverem com o numero máximo de participantes, entraremos em contato. É importante que façam a inscrição cedo para que não precisem ser remanejados.

7. Quais são as bancadas desta edição?

   Em 2018 serão 14 bancadas, sendo elas:

   1. Agroecologia e Etnobotânica,

   2. alimentação,

   3. anatomia,

   4. botânica,

   5. ecologia,

   6. educação Sexual,

   7. entomologia,

   8. febre Amarela,

   9. fungos,

   10. genética,

   11. microbiologia e imunologia,

   12. paleontologia e evolução,

   13. relações de consumo e

   14. zoologia de invertebrados e vertebrados. 

   Para saber mais, acesse: https://bionaruabauru.wixsite.com/2018/bancadas

6. E o que acontece se a bancada que eu escolhi não tiver atingido o número mínimo de participantes?

   Durante a inscrição pedimos que escolha 3 bancadas, por ordem de prioridade. Caso a sua primeira opção de bancada não tenha atingido o número mínimo de participantes, podemos:

   1. Juntá-la com outra bancada ou

   2. cancelar a bancada e te remanejar para a sua segunda ou terceira opção de bancada.

   

8. Só existe um evento durante o ano?

   Não. Existe o evento principal, que ocorre durante a Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru, mas também existem as edições "Bio no Bosque", que ocorre no bosque da UNESP Bauru, e a "BIO NA RUA Pocket", que ocorre quando alguma escola ou outro projeto nos convida para apresentar o BIO NA RUA.

   Nessas edições, também precisamos de voluntários, então haverão inscrições para o evento, que será divulgado previamente.

bottom of page